“Não consigo aceitar meus pais
- Patricia Rosignoli

- Mar 12, 2021
- 3 min read
Updated: Apr 6, 2021
O significado de “Tomar os pais” sob o ponto de vista das Constelações Familiares

Bert Hellinger, no livro “Constelações Familiares – O Reconhecimento Das Ordens Do Amor” fala sobre o processo de tomar os pais:
“Tomar” é para mim um processo básico. Eu estabeleço um limite bem claro entre aceitar e tomar. O aceitar é benevolente. Tomar algo significa: Eu o tomo assim como é. Esse tomar é humilde e concorda com os pais assim como eles são. Quando faço isso, eu também concordo comigo mesmo, assim como sou. Isso tem algo profundamente conciliatório, é como descansar, enfim. Está além de qualquer julgamento; não é bom, nem mau. Quem se vangloria dos pais tampouco os tomou. A idealização também exclui o essencial.”
Bert Hellinger descreveu neste trecho o significado de tomar pai e mãe. Honrá-los e aceitá-los como são e como puderam ser no processo da nossa criação, é a condição para se poder tomar a vida que veio deles, é ser um canal deste grande fluxo de energia vital que vem de nossos antepassados até nós.
O êxito na vida está totalmente ligado ao tomar plenamente os pais, e não apenas a um deles isoladamente.
Se pudermos exemplificar a importância de nossos pais neste processo poderíamos destacar o papel da mãe, relacionando-a ao sucesso, pois esta ligada ao nosso primeiro sucesso na vida, o nosso nascimento.
E o papel do pai, poderíamos relacionar ao “ir para a vida” o “buscar”, o “trilhar novos caminhos.
Quando percebemos que algo não vai bem em nossa vida, é o momento de avaliar a relação que tivemos com os nossos pais e se aceitamos e compreendemos tudo o que eles nos deram como o melhor que eles podiam fazer por nós. Assim, encontramos a força para seguir. Precisamos voltar para eles e receber todo o fluxo de amor que chega através das gerações anteriores.
Negar os pais é negar a vida
Quando negamos nossos pais, não concordando com suas ações, dizendo que eles são difíceis e que não são capazes, nós perdermos totalmente a nossa força, pois estamos dizendo NÃO a eles, e dizer não aos pais é dizer não à VIDA. Estaremos negando a nós mesmos!
Com este entendimento, dando lugar a tudo como tem que ser, é possível voltar a ter ordem no sistema familiar, então o sucesso na vida pode se aproximar.
Através da união da energia dos nossos pais, exatamente como são ou foram, recebemos a vida.
O ato de tomar é um ato de humildade. Representa um sim à vida e ao destino.
Para Bert Hellinger os filhos devem “tomar” os pais como são. E as Constelações Familiares nos mostram a importância de aceitarmos esse amor, tal como ele é, e levar para as próximas gerações somente o que foi bom.
“Queridos pais, eu respeito, honro e aceito tudo o que veio de vocês até mim. Reconheço que foi bom e apropriado. Eu agradeço por terem me dado a vida. Mas agora, eu vou fazer algo de bom com ela, e levo o que há de melhor de vocês em meu coração para as próximas gerações. Agora eu deixo o que é de vocês, com vocês. E levo comigo somente o que é meu.”

Portanto, tome seus pais!
Sabemos que tomá-los é um processo longo de amor a vida e a si mesmo, de evolução e expansão da consciência. Implica em muita renuncia ao ego, mas é o ponto de partida do seu desenvolvimento pessoal e profissional também.
Gratidão por você estar aqui.
Com amor,
Patricia Rosignoli






Comments